receita de manteiga de amendoim

Manteiga de Amendoim

Receita de Manteiga de Amendoim

Manteiga (ou pasta) de amendoim é algo que gosto demais, desde criança! Naquela época só conhecia o famoso ‘Amendocrem’, super doce e tentador. Há alguns anos conheci a versão importada e nada convidativa para o bolso (rsrsrs).

Nesta onda de comidas “fit” vemos muitas versões de receitas para a manteiga de amendoim. Já testei com e sem açúcar, prefiro mais doce, mas dá pra fazer como você preferir!

Ingredientes:

  • 500 gr de amendoim torrado e sem pele
  • 5 colheres (sopa) de açúcar demerara
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo:

Coloque o amendoim em um processador de alimentos e deixe triturar até virar uma farofa. Adicione o açúcar e o sal e deixe processar até que vire uma pasta.

SIMPLES e muito gostoso!

Observações:

ÓLEO: Algumas receitas pedem para adicionar 1 colher (sopa) de algum tipo de óleo, já fiz com o óleo de coco. Mas não vejo necessidade, pois o amendoim libera óleo ao ser processado e umedece bem a mistura.
LIQUIDIFICADOR: Pode usar o liquidificador no lugar do processador de alimentos, basta usar a função pulsar. Ajude misturando com uma colher e cuidar para não queimar o liquidificador. Se sentir dificuldade para atingir o ponto da manteiga, adicione, então, a colher de óleo para facilitar o processo.
AMENDOIM: Pode substituir o amendoim por farinha de amendoim. Se não encontrar nenhum dos dois, pode usar o amendoim cru, neste caso será necessário torrar no forno e depois tirar a pele. Mas o amendoim torrado ou a farinha é bem fácil de encontrar em lojas que vendem oleaginosas ou em lojas de doces.
AÇÚCAR: A quantidade de açúcar indicada na receita não fica muito doce. Se o seu paladar pede algo mais doce é só adicionar a quantidade de sua preferência. Pode usar adoçante culinário, mel, outro tipo de açúcar de sua preferência ou simplesmente não colocar nada.
CONSERVAÇÃO: Mantenha na geladeira em um pote com tampa por no máximo 5 dias.
Façam e depois me contem se gostaram!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *